Considerado por muitos como a “língua mundial”, o inglês tornou-se um idioma essencial no mundo globalizado. E sim, o inglês é a língua mais falada no mundo; como segunda língua, vale ressaltar. Se fôssemos considerar, apenas, os falantes maternos de uma língua, esse posto ficaria com o mandarim.
O inglês tem suas raízes nas línguas germânicas, muitos não sabem, mas o latim (a grande base da nossa língua portuguesa) influenciou fortemente a língua inglesa, não é à toa que muitas palavras do inglês se assemelham às nossas. Como conseguir então adentrar num mar de palavras e expressões de uma língua, cuja maior base linguística é diferente da nossa?
Aprender uma segunda língua requer dedicação e não são duas horas, uma vez por semana, que te fará fluente. É preciso dedicação diária e mesmo quando se alcança um nível satisfatório no idioma não se deve parar de praticar. A aprendizagem de uma língua é ininterrupta. E a internet oferece caminhos eficazes e divertidos para o progresso na língua. Sem mais delongas, vamos às dicas!


APLICATIVO
O Duolingo é, sem dúvidas, o melhor aplicativo para a aprendizagem de línguas. Assemelha-se muito a um jogo, possui estágios a se alcançar (níveis e porcentagem de fluência), metas, recompensas (lingots) e competição, que pode ser feita entre os próprios amigos do facebook. O incrível do Duolingo é que ele trabalha as quatro áreas da aprendizagem de qualquer idioma que é: a leitura (reading), a escrita (writing), a fala (speaking) e a compreensão (listening). Há ainda uma seção intitulada “conversa”, uma espécie de fórum, com questões bem pertinentes a respeito da aprendizagem de línguas, vale conferir e participar.


CANAIS NO YOUTUBE
Esse cara é muito bom! Ele é formado em Letras, é tradutor e professor de inglês e possui uns métodos maravilhosos para a aprendizagem de inglês e de línguas de modo geral. Se você é iniciante e está à procura do “como estudar”, assista aos vídeos dele.
Se você já descobriu o que funciona bem pra você e já está mais tranquilo quanto ao “como estudar” e quer assistir somente a aulas, se inscreva no Inglês de Bolso e assista as aulas dos professores de inglês mais descolados do país: Bianca Urata e Fernando Sprovieri. O canal é organizado em playlists que vão do nível básico ao intermediário. Quem se sente perdido nos estudos de inglês, encontra neste canal um fio condutor divertidíssimo.
Esse é o canal de inglês do americano mais fofo do planeta terra, o Gavin. Ele é a doçura em forma de gente. É óbvio que ele não está na lista só por ser um amorzinho, mas por trazer dicas maravilhosas tanto da língua, quanto da cultura americana. O canal dele é excelente e o conteúdo muito pertinente.
Se o Gavin é a personificação masculina da fofura, a Carina é a feminina. Volto a lembrar que a fofura aqui não é meu critério de avaliação. Carina Fragozo é uma profissional muito competente e possui um lado vlogger que a torna ainda mais interessante.


CHATS
Essa dica é para os estudantes mais tímidos de inglês que querem melhorar a escrita (writing) sem julgamentos humanos. O Eviebot é um chat com uma robozinha muito simpática que se diz homem. Vai saber, né? Expressão de gênero tá aí pra isso. O legal do chat é que ela verbaliza tudo o que escreve e isso auxilia o listening. Por se tratar de uma robô, ela pode, em alguns momentos, dar uma resposta non sense, mas em geral é uma ótima maneira de praticar e expandir o vocabulário.
Muitas meninas que vão a chats estrangeiros para praticar inglês encontram um problema muito recorrente que é o assédio dos gringos, principalmente quando estes descobrem que você é brasileira. É muito desconfortável ter que lidar com esse tipo de coisa. O Gospeaky é um dos poucos chats que “quase” não possui gringos libidinosos. Uma boa tática para atrair pessoas que queiram, somente, praticar inglês é colocar tags de interesse no perfil. Em suma, é um ótimo espaço para um intercâmbio cultural-virtual, é só ficar esperta!


AUDIOBOOKS
Dentre as quatros áreas de aprendizagem de idiomas, há duas que são essenciais em relação às outras, que são: a leitura (reading) e a compreensão (listening). Não quero dizer com isso que a escrita (writing) e a fala (speaking) não são importantes, não é isso! Mas para início de aprendizagem de uma língua estrangeira é sempre bom priorizarmos o input, isto é, tudo aquilo que você recebe. (Para saber mais sobre o tema leia esse artigo do Mairo Vergara aqui). Sendo assim, audiobooks são umas das melhores formas de input. A Deep English oferece textos curtos acompanhados de áudios em velocidade baixa, normal e alta disponíveis para download, é bem verdade que não são “books”, entretanto auxiliam muitíssimo no desenvolvimento do reading e listening dos iniciantes.


MÚSICAS
Outra maneira de aperfeiçoar o reading e o listening é ouvindo música, só que ouvir música traz consigo um plus. Quem ouve música caladinho? Difícil! O speaking também é ativado aqui, é impossível não acompanhar. E com a seção “aprenda” do Vagalume, você pode treinar também o seu writing completando espaços em branco da sua música preferida em quatro níveis: iniciante, intermediário, avançado e expert. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!


FILMES/SÉRIES
Netflix é a queridinha quando se trata de comodidade para assistir filmes e séries, podemos unir a vontade de assistir filmes/séries com a necessidade de aprender inglês por meio dela. Na maioria dos filmes/séries há um ícone para mudar o áudio/legenda. A indicação é sempre a mesma: se for iniciante, assista os filmes/séries com áudio em inglês e legenda em português; se for intermediário, assista os filmes/séries com áudio em inglês e legenda em inglês; se já estiver num nível avançado, assista os filmes/séries com áudio em inglês e sem legendas.
Nem tudo é um mar de rosas e com a Netflix não é diferente. Como ela ousa não ter todos os filmes do Harry Potter? Como então treinar meu inglês bruxo-britânico? O Subsmovies é uma alternativa para assistir filmes com áudio em inglês e legendas nas mais diversas línguas. Os filmes que você não encontra na Netflix, com certeza, devem existir por lá. É uma infinidade de títulos.


Após essas dicas prolixas de como melhorar o inglês, gostaria de dizê-los que o estudo contínuo ainda é a melhor forma de se progredir numa língua, de nada adianta fazer inúmeras atividades de inglês de uma só vez e ficar dias sem estar em contato com a língua. É necessária a criação do hábito de estudar inglês DIARIAMENTE. Essas dicas são uma compilação de ferramentas que deram e dão certo pra mim, e nem sempre o que dá certo pra mim, vai ser bom pra você. Reflita sobre o que funciona pra você e bons estudos. See you soon!


4 Comentários